A origem do nome Maçambará é  indígena e significa "capim de pasto onde acampam os tropeiros", que é comum nesta região.
Originou-se do município de Itaqui. Por tradição, Maçambará surgiu graças as fazendas de criação de gado, entre elas: Recreio, São Donato, Santo Cristo, São Jorge, Santo Izidro, algumas estas remanescentes dos Sete Povos das Missões. 
Os parâmetros curriculares desenvolvidos em nosso município, baseado no texto constitucional, são: dignidade da pessoa humana, igualdade de direito, participação e responsabilidade pela vida social.
Dentre as muitas fazendas existentes no local, destacava-se uma de nome "Recreio", nome este que foi mais tarde dado ao povoado. 
Anos depois, por vontade de algumas autoridades da época, entre elas o Prefeito Municipal de Itaqui, Euclides Aranha o nome de "Recreio" foi trocado por Maçambará, pois ficaram sabendo que já havia uma localidade com o nome de "Recreio do Sul" no Estado, e também para não confundir o nome do povoado com o nome da fazenda. Em vista desta origem e também dadas às características econômicas da região, a população do município concentra-se na zona rural, dependente, sobretudo da atividade agrícola, mais especificamente do cultivo de arroz.

Compartilhe!