Os cursos tiveram uma carga horária total de 36:00 horas,foram aplicadas no Auditório da Prefeitura municipal através do instrutor do Senar-RS, Elcyr Gausmamm Engenheiro Agrônomo,especializado na área.

Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará em parceira com o Senar-RS e Prefeitura municipal,realizaram e especializaram trabalhadores rurais do município com os cursos de Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas - NR-31 e curso Básico de GPS - Sistema de Posicionamento Global.

Os cursos foram totalmente gratuitos.

Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas - NR-31

- Conceitos e considerações sobre agrotóxico;
- O que é agrotóxico;
- Interpretação do rótulo dos agrotóxicos: inseticida, fungicida, acaricida, herbicida, adjuvantes e produtos afins;
- Identificação de Riscos;
- Conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos;
- Rotulagem e sinalização das áreas de risco;
- Uso de vestimentas e equipamentos de proteção individual;
- Manipulação e uso de agrotóxico;
- Transporte, armazenamento, preparo, aplicação;
- EPI – Equipamento de Proteção Individual: descarte, limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção individual, responsabilidade;
- Principais vias de penetração: vias de exposição, ocular, inalação térmica, oral;
- Sinais e sintomas de intoxicação e de primeiros socorros: contato com a pele, contato com os olhos, ingestão, inalação;
- Tipos de pulverizadores;
- Procedimentos preconizados na NR 31.8 quanto ao uso de agrotóxicos e afins.

Básico de GPS - Sistema de Posicionamento Global

- Introdução ao GPS
- Conceito e objetivos do GPS
- Aplicações